Itália: 11 Pontos positivos e 7 negativos

Tive sorte 2x.

Uma foi ganhar um circuito terrestre em qualquer parte da Europa( pela Tturisun, agência de turismo), dentro dos roteiros existentes. Fui sorteada entre 250 pessoas e tive o prazer de escolher a Itália pra conhecer.

E outra foi acertar o nome do filho mais velho do guia (Pedro) e ganhar o passeio que já faríamos de gôndola, porém com os músicos italianos nos acompanhando. QUE TAL, HEIN?

Cia Aérea

Primeira dica:

Se voar pela Alitalia não esqueça:vc ganha pontos SMILESSSS (sempre tenha 2 programas de milhagens para ter mais opções).

A Alitalia já foi melhor…Há 15 anos atrás viajei com eles para a Palestina e lembro até de ganhar sorvete tipo nosso “Cornetto” na viagem. Dessa vez as refeições foram BÁSICAS e um tanto sem gosto (ou seja, nada de encher os olhos), os comissários são de mais idade e arrogantes, assim como aparentemente todos os italianos com quem tive que conviver.  Graças a Dios, os italianos que conheço aqui são uns amores. Enfim, a tv não funciona tão bem, o touch é meio complicado e os fones de ouvido tipo headphone vc precisa devolver no final da viagem. HAHA, pão durice!

Exemplo do café da manhã.

wpid-wp-1413490329270.jpeg

wpid-wp-1413489395602.jpeg

Por outro lado, a seleção de filmes deles tava demais! Olhei 3 na ida e 1 só na volta! Nem todos tem em português, mas o espanhol quebra o galho pra quem entende um pouco ou mesmo inglês. Outro ponto foi que quando minha mãe passou mal, demoraram pra vir, mas quando vieram foram 3 pessoas e super preocupadas, então ok! Ajudaram ela e tudo ficou bem.

E também, o voo só fez conexão no Rio de Janeiro. Praticamente um voo direto para Porto Alegre, uma vez que os demais do grupo tiveram que fazer conexões em outros países.

Vamos falar do país:

IMG_0508
Pisa
IMG_1036
Vaticano
IMG_0088
Verona
IMG_9902
Milão
IMG_0999
Roma (dividindo a atenção da foto e com o colisseo cortado, maravilha)
IMG_0877
Asiss
wpid-wp-1413491772286.jpeg
Veneza
IMG_0802
Florença

Pontos positivos-

1- Melhor sorvete do mundo! Pode até ter o famoso sorvete que tem 30 pessoas na tua frente (sim, esperamos mais de 1h eu acho), mas resumindo…Cada esquina tem sorveteria e todas são maravilhosas.

2-Transporte público super eficiente. Muita gente não paga quando entra no bondinho em Milão, os motoristas não estão nem aí…o mesmo acontece se vc entra em um bus em Roma, mas igual eu comprava sempre o ticket de 1,50 euros e circulava por lá facilmente. Se o fiscal entra e vc não tem o ticket ou não passou ele na maquininha a multa é altinha.

3- Caminhar nas ruas à noite! DELÍCIA! Brasil, ai se vc fosse assim… Enfim, caminhar na beira do rio em Florença olhando a lua cheia e o reflexo dos prédios faz vc ter vontade de chorar de tanta emoção. O mesmo acontece em Veneza, olhando o mar asiático e assim vai.

4- Vinhos como Casillero Del Diablo em promoção por 1,64 euros em Florença e uva nesse mesmo preço, daquelas enormes rubis maravilhosas. Gente, o que é isso? Qualquer vinho italiano por 3 euros e todos maravilhosos. Que sonho real é esse? Roma é mais cara, no quesito mercado.

5- Itália é um museu a céu aberto. Ponto.

6- As pessoas(carros) realmente param para vc passar na rua.

7- Tem bicas de água potável espalhadas pelas ruas, geladinhas (mas não tantas como me falaram antes de eu ir).

8- Os cafés não custam 5 euros, também como me falaram. Achei no aeroporto mesmo, em Roma cappuccino bem delícia por 1,50 euros. Em veneza a mesma coisa e ainda vinha um chocolatinho. O mais caro foi Roma: 3,50.

9- Não vi um acidente de carro nas estradas, já que fizemos um tour de bus de Milão até Roma. Estradas ótimas, bem cuidadas.

10- Ir em outubro foi maravilhoso, pois é outono e o clima estava ótimo, nem tanto calor, nem tanto frio.

11- Adoro lugares que tem rituais tradicionais. Nós gaúchos adoramos uma roda de amigas e chimarrão, já o Milaneses adoram um happy Hour com petiscos e a bebida mais popular: Spritz! Dica: Vá ao terraço da Rinascente (loja de departamentos super conhecida por lá)  em frente a Duomo e faça seu Happy Hour por lá…Custa 12 euros (preço salgado perto de outros lugares, mas não há como se arrepender. O clima é perfeito com vista maravilhosa).

Pontos negativos:

1- ARROGÂNCIA! Esteja preparado para muita arrogância. Os italianos são piores que os franceses (na verdade achei os franceses bem tranquilos e muito simpáticos até). Tem quem diga que isso tudo é pq eles se acham os melhores em tudo e não aceitam o fato da economia estar tão feia e tem quem acha que se vc disser “Bom dia, por favor” E DEPOIS falar algo, ajuda um pouco a aliviar a grosseria.

2- Como vc não ganha em euro, vai sentir na pele que comer bem custa caro. (Mas se quiser driblar os gastos, vai encontrar vários mini lugares vendendo pedaços de pizza bem servidos de 4 a 9 euros). Isso avaliado em Out/2014.

4-Outubro não tem liquidações. Se quiser, passe um pouco de calor e vá entre julho e setembro ou frio, entre janeiro e março. Mas com muito olho, vc vai achar uma e outra com liquidações perdidas.

5- Vc vai encontrar muitos indianos, angolanos, entre outros vendendo bolsas, lenços e outros apetrechos nas ruas. Eles vão te encher muito o saco, às vezes vale a pena comprar, mas às vezes não. Diga “NO, GRAZZIE” com muita firmeza e eles param! Cuidado com policiais em volta. Se te pegarem comprando destes caras, vc e eles pagarão uma multa enorme.

6- Cuidar turistas golpistas e ladrãozinhos de rua. Não aconteceu comigo, mas fiquei sabendo de muitos casos de até em hotéis, pessoas se fazendo passar por turistas e roubando bolsas, enquanto a pessoa foi se servir no café da manhã. Caminhar pelas ruas sempre de olho e com bolsa fechada.

7- Há muitas filas para tudo. Por exemplo, para ir ao Vaticano vá de grupo (não precisa enfrentar fila, pois já estão com reserva), senão terá que ficar muitas e muitas horas em pé.  O mesmo para o Colisseo, se comprar um tour pronto, entra direto.

Se alguém quiser citar nos comentários, fica à vontade! Mais fotos:

                                          IMG_0067

IMG_0116

IMG_9995

wpid-20141005_125409.jpg
SPRITZ
Anúncios

4 comentários sobre “Itália: 11 Pontos positivos e 7 negativos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s